Como Fazer: Remix, Mash Up ou Edit. (4º Parte: Equipamentos)


Como estamos falando de como fazer e não de como finalizar um material, as coisas ficam mais simples.

  • Computador
  • Fone

Hoje em dia na música eletrônica muitos produtores usam apenas um computador e um fone, na pós-produção (mixagem) é que usam um estúdio e muitas vezes na fase de finalização alguns até contratam um profissional pra fazer a masterização.

Computador:

Tenha apenas o programa escolhido pra gravar e criar, juntamente com seus plugins favoritos. A configuração deve ser “adequada” pra rodar tudo e deixar a criatividade rolar sem travar o computador.

DICA: Desligue tudo que não for necessário para produzir, como por exemplo a Internet; reduza a qualidade da cor do vídeo (16 bits) e desligue qualquer programa que esteja na barra lateral. Existem muitas configurações pra se melhorar o desempenho do computador.

Fone:

Comprar bons fones de ouvido é algo que requer experiência, muitos que estão à venda não te darão a precisão ao reproduzir certas freqüências, ou seja, não confie no que diz a embalagem.

Procure por fones específicos para estúdio, existe uma gama gigantesca de preços e marcas, mas com uns R$150,00 uma boa opção é o K77 da AKG, tenho e gosto muito (não é o melhor), mas acima desse valor não adianta gastar dinheiro se você não sabe distinguir as freqüências ou não tem monitores de qualidade.

Se você não tem opção e está sem dinheiro, então vá até uma loja leve seu ipod ou walkman (caso você tenha 130 anos Rsrs) e teste uns fones de qualidade e depois ao sair da loja use o seu, você vai avaliar se tem um bom fone.

Montando sua base de trabalho em casa com o que você tem!











  • Procure um ambiente que tenha a menor interferência de ruído externo.
  • Um quarto que tenha os armários, cortinas, chão de carpete (ou tapete) ajuda a diminuir a reflexão do som. Fuja de pisos de cimento, lajotas, tacos e paredes lisas.
  • Se você não tem caixas de referência, ligue a saída do computador na entrada auxiliar do seu aparelho de som ou até mesmo do Home Theater, é melhor que algumas caixinhas de som de computador.

DICA: Ao usar um aparelho de som ou home theater, selecione a configuração de som mais flat, ou seja, que não tenha reforço de graves ou qualquer equalização.

Considerações finais:

Pra quem vai trabalhar com produção musical a chave é criatividade e boa referência (equipamentos de áudio).
Faça o melhor que você puder com o que você tem.
Invista no conteúdo, de gente fazendo pose o mundo tá cheio.

Leia todos os artigos "Como Fazer Um Remix, Mash-up ou Edit": 


* Você pode repostar esse artigo em seu blog, mas deverá citar a fonte.