Ranking: Top Dee Jays (Será?)


Você já conhece o ranking do Top Dee Jays (http://topdeejays.com/)?

Esse é um site que calcula a popularidade dos Dj´s e Produtores de música eletrônica no mundo todo, um ranking baseado nas mídias sociais como Facebook, Twitter, Soundcloud, Youtube, Google +, Myspace e Last Fm. Você pode saber como eles calculam essa popularidade aqui (http://topdeejays.com/about/)

O legal desse ranking é que qualquer um pode cadastrar um artista ou se cadastrar, mas é o próprio site que verifica as informações e calcula diariamente sua colocação no seu país, no mundo, no estilo e também em cada rede social separadamente.

"Ainda não estão cadastrados todos os dj´s do mundo, mas uma grande maioria já está lá, principalmente os que têm muitos fãs, já que qualquer um pode enviar o nome de um Dj ou Produtor."

Claro que a gente já se cadastrou no site e no primeiro dia estávamos em 10º colocado no ranking de todos os djs do Brasil, mas o Darth Vader (Darth & Vader) usando o lado negro da força se cadastrou e agora estamos em 12º lugar (rsrsrs galera é só zoação com o nome do artista).


O grande problema que surge é se você comparar o ranking do Top Dee Jays com outros rankings, como os de revistas e sites.

A maioria dos rankings se baseia em votos gerando um grande problema, pois nem todos os artistas tem fãs que vão se dar ao trabalho de votar todos os dias e às vezes sequer de votar, mas isso não significa que eles não gostem do Dj, aí entra o perfil dos fãs dos artistas (dj´s e produtores).

A forma de calcular a popularidade de um dj, baseado nas redes sociais, faz a gente pensar em cinco coisas:
  • Os produtores irão dominar o cenário, pois é mais fácil ver e ouvir o trabalho de alguém que produz música do que um Dj que apenas discoteca nas baladas. Acredito que a tendência é termos mais DJ´s produtores ou Produtores Dj´s do que os dois separados.
  • Celebridades que migram para música eletrônica vão facilmente estar entre as primeiras colocações, por hora a maioria sabe o valor que se deve dar pra essa galera que faz bico como DJ.
  • Rankings baseados em votos perdem um pouco da credibilidade, já que 100 pessoas podem votar várias vezes em um artista, porém um artista pode ter 100.000 pessoas que o acompanham, mas não necessariamente estão dispostas a votar.
  • Um ranking baseado na popularidade em mídias sociais faz com que os artistas foquem em divulgar seu próprio trabalho e menos em sites e revistas.
  • Se o ranking do TOP DEE JAYS for usado como parâmetro pra classificar um dj ou produtor, vamos ter muitas promoções e sorteios de brindes em troca de followers, likes e inscritos (infelizmente isso já existe).
E que você acha de um ranking baseado nas redes sociais?
Você vota em seus artistas favoritos em rankings de sites e revistas?
Você acha que muitos esquecem de fazer música pra investir em marketing e figurar todos os rankings?