Diário De Produção (#07): Testando o Ableton Live 64 Bits


Já faz alguns dias que a ABLETON anunciou a versão beta para o tão esperado Ableton Live 64 bits.

Claro que pra muitos, usar plugins e softwares em 64 bits não faz diferença, alguns por não saberem os benefícios e outros por não poderem migrar, pra saber um pouco mais fizemos um artigo sobre plugins e softwares de 64 bits (Diário De Produção (#04) Softwares e plugins - 64 bits Ou 32 bits?).

Direto ao assunto, baixamos a versão beta do Ableton 64 bits tanto pra Mac quanto para Pc e tivemos as seguintes impressões. (Mac = Osx Lion, PC = Windows 7)

PONTOS POSITIVAS

  • Ele gerencia melhor o processamento e a memória RAM, isso significa que você poderá inserir mais plugins, canais, etc. No mac sentimos uma melhora em torno de 10% no desempenho, já no Pc a melhora foi bem mais visível, em torno de 20%.
  • Você poderá usar plugins 64 bits.
  • Você não precisa desinstalar a versão 32 bits, ou seja, você terá dois programas instalados ao mesmo tempo, mas isso deve ser apenas por ser uma versão beta.

PONTOS NEGATIVAS

  • Mesmo em 64 bits ele ainda é um software pesado, tanto no Mac quanto no PC.
  • Ele só aceita plugins 64bits, todos os plugins de 32 bits que tínhamos instalado não foram reconhecidos, somente instalando o JBridge para fazê-los funcionar.

CONCLUSÃO

O Ableton 64 bits ficou melhor e altamente indicado se você o usa pra tocar ao vivo, principalmente usando os plugins nativos, ele é mais rápido e dependendo da configuração do seu computador possibilita mais canais, mais plugins, mais flexibilidade pra tocar.

Para produzir ele ficou devendo por não reconhecer plugins de 32 bits sem auxilio do JBridge, deixando a melhora somente no gerenciamento de memória e processamento.

A Ableton demorou muito para ter seu software em 64 bits e ainda não conseguiu deixar o programa mais leve, outros softwares são bem mais leves, o que resulta num maior aproveitamento do processamento e da memória pra você inserir canais, plugins, que ajuda muito no trabalho quando se está com 30 ou 40 canais para mixar.

Ficaremos esperando o lançamento da versão 9 com todas as melhorias implementadas e tudo no seu devido lugar, com certeza essa versão beta é apenas uma pequena dose do que está por vir.


Você já testou o Ableton 64 bits