Diário de Produção (#08): Resolvendo Problemas Na Linha Do Baixo (Bass) Usando EQ Em Vez De Compressão.

Hoje quero compartilhar  uma forma diferente de resolver um problema muito comum na linha do baixo (bass). Antes de continuar coloque seus fones para perceber bem a diferença entre os exemplos.

Quando criamos melodias, acrescentamos um timbre, parece estar tudo legal, mas ao tocar todos os canais juntos percebemos que uma nota parece estar com o volume mais alto, ou ao contrário, uma nota parece estar mais baixa.

Em nossa última produção (Unover – Inside Of Me) tivemos esse problema, parece simples de resolver usando compressão, porém o uso desse recurso pode “achatar” o som deixando o baixo sem peso.

Vamos a situação, ouça no exemplo, a terceira nota do baixo, um D (Ré) que parece desaparecer na mix:



A nossa intenção era equilibrar as notas sem passar por um compressor, evitando comprimir muito o baixo, para fazer isso usamos um EQ (equalizador).

A solução é simples: Cada nota musical corresponde a uma determinada freqüência, acrescentando alguns dbs a freqüência certa, estaremos “aumentando o volume” da nota desejada, mantendo as outras na mesma intensidade.



A freqüência que correspondia à nota D (Ré) que demos um ganho foi 73.6Hz, também demos uma segurada nas freqüências que corresponde às outras notas da melodia (Mi, Sol e Lá – 41.2Hz, 49Hz e 55Hz) ouça como ficou o resultado:



Porque não usamos um Limiter? Não daria na mesma? A resposta certa é: Ai “VÁRÊIA” (rsrs) para cada caso, no nosso caso o resultado final ficou melhor usando o EQ.

Abaixo você pode ouvir o trecho já com uma ”master” e tirar suas conclusões se foi melhor um Limiter ou EQ,

* Coloquei o trecho em loop para que vocês possam sentir a diferença. A primeira vez que tocar o trecho estará com limiter (L3 da Waves) no Baixo, já quando repetir estará com o EQ, por fim coloquei em loop apenas a primeira nota do baixo com limiter e depois com Eq, se você tiver uma boa referência (Monitores ou fones) sentirá a diferença nos graves.



Fica a dica, usar um EQ e deixar um pouco de lado a compressão, mas lembre que se você não estiver ouvindo sua mix em caixas de boa qualidade ou fones adequados você pode nem perceber esses problemas ou até mesmo exagerar na dose do remédio.

Para ouvir como ficou o resultado final basta baixar a música em nosso site:
Unover – Inside Of Me (Instrumental Mix)

Download: www.unover.com