Diário De Produção (#09): Libere Processamento No Computador Congelando Canais (Freeze)


Nós estamos trabalhando em algumas músicas, criando, mixando e algumas estão quase prontas pra serem lançadas. Por isso fica um pouco complicado trabalhar nas músicas e parar pra fazer algum post aqui no blog, pelo menos algo legal pra vocês.

Antes de entrar no assunto de hoje quero convidar a todos pra curtirem nossa página no facebook (www.facebook.com/unover), lá temos postado diariamente algumas coisas sobre o que estamos fazendo em relação a produção e você pode fazer perguntas e pegar alguma dica.

Agora vamos ao assunto do post, muitas vezes começamos a trabalhar em uma música e depois de inserir alguns canais e alguns plugins o computador fica lento e você tem que ir se adptando, na maioria dos casos deixando de lado algumas coisas que podem fazer sua mix soar melhor como duplicar um canal e abrir o pan, fazer uma compressão paralela, criar um canal de efeito para o delay, outro pro reverb entre outras coisas.

O recurso do FREEZE vai ajudar você, NÃO vai melhorar seu computador, pra isso já fizemos um vídeo (Clique AQUI), esse recurso vai dar uma fôlego pro seu DAW processar o que você esta fazendo.

Vamos ao exemplo: Estamos finalizando uma mixagem e nela temos 67 Canais, inserimos mais de 90 plugins, e nessa bagunça 28 são canais MIDI aonde inserimos plugins VSTi's (Sylenth, Nexus, Massive, entre outros), o medidor da DAW mostra que estamos usando por volta de 35%, 40% da capacidade do computador além de muita memória RAM.


Apos aplicar o Freeze em todos os 28 canais em que usamos VSTi's o uso do processador caiu para 20%, 25%, mas qual o milagre que o Freeze fez? Toda a informação do canal (plugins, arquivos Midi ou de Áudio) foi transformado em um arquivo de áudio, como se tivessemos feito um bounce, exporte, ou render do canal.

Sei que você deve ter algumas perguntas, por isso já nos adiantamos, rsrsrs.

Como funciona o Freeze?
A sua DAW vai pegar todas as informações do canal, processá-lo e transformar em um novo canal de áudio (No Reaper).
  
Porque aplicar o Freeze e não fazer um render do canal?
Quando você usa o render ele faz a mesma coisa, porém ele cria um arquivo único de áudio com tudo que acontece no seu canal e você tem mais um novo canal em seu projeto, ou seja, no nosso caso teríamos 28 canais a mais e precisariamos mutar 28, isso ia gerar uma bagunça além de trabalhar com um arquivo de áudio muito grande que iriam pesar no processamento e aí não teríamos muita vantagem.

Não entendi a vantagem de se usar Freeze?
Ele (No REAPER) não cria um áudio único e sim vários arquivos de áudio, ou seja, somente os trechos aonde poussem som, nas partes de silêncio ele ignora, por ex.: se vc tem um canal aonde ele só é usado no refrão, o Freeze vai criar um arquivo de áudio somente desse trecho, enquanto que no render vc teria um arquivo de 5 minutos (tempo de duração da sua música), só que antes e depois do refrão não tem áudio. Lembre não importa se tem silêncio ou uma banda em um arquivo de áudio, a duração de tempo é que determina o tamanho do arquivo (basicamente).

O que acontece se eu quiser voltar e alterar os plugins do canal que apliquei o Freeze
Basta selecionar o canal e aplicar o UNFREEZE, a sua DAW guardou todas as informações justamente pra que você possa voltar e fazer alguma mudança, depois é só aplicar o Freeze de novo.

Se eu quiser acrescentar mais algum plugin em um canal que já apliquei o Freeze, tenho que fazer UNFrezze e Freeze de novo? 
(No REAPER) Não, você pode continuar a acrescentar plugins no canal sem precisar fazer o UNFreeze.

Mas se eu acrescentar um plugin em um canal sem fazer o UNFREEZE e depois precisar alterar um plugins que foi "Freezado", "Congelado" eu perco o trabalho que fiz? 
(No REAPER) Não, o software vai fazer o UNFreeze do canal e acrescentar os plugins que você colocou quanto o canal estava com o Freeze aplicado.

O Freeze melhora o som do meu projeto, da minha música?
Aplicar o Freeze não vai alterar a qualidade do áudio. MAS se você acredita que conforto no trabalho proporciona uma melhora de rendimento e consequentemente se obtêm um resultado melhor, então a reposta é sim.

Eu preciso aprender Kung Fu pra soltar a magia do Freeze?
Não seu abestado, normalmente ao clicar com o botão direito do seu mouse no canal vai aparecer a opção, mas procure seu preguiçoso, não vai ser a primeira opção que aparece, rsrsrsrs.


Acredito que vocês entenderam pra que serve e qual o benefício de usar o Freeze, mas antes de finalizar o artigo temos que dizer uma coisa muito importante:

COISA MUITO IMPORTANTE: O Freeze é diferente em cada DAW, você deve ter reparado que a gente colocou entre parênteses o NO REAPER, isso porque é assim que funciona no REAPER, no Ableton ou em outros é diferente, por isso faça um teste antes de sair usando no seu projeto, isso pode evitar dor de cabeça.

Boa semana a todos!!

Guitz & Labely