Diário De Produção (#11): O Novo ABLETON LIVE 9, vídeo com desmonstração de algumas ferramentas vaza na internet.


Esse fim de semana vazou um vídeo aonde aparecem algumas das novas atualizações do ABLETON 9, já fazem mais de 3 anos que não sai uma versão nova. Porém a data de lançamento ainda é um mistério.

Mistério fica em torno desse vídeo que vazou que na nossa opinião foi uma tentativa de segurar os usuários, pois um pessoal que trabalhava na Ableton saiu e criou outra DAW e além de fazerem muitas promessas publicaram um vídeo mostrando o software, isso deixou muitos usuários do Ableton sedentos por uma nova versão.

Mas vamos falar do conteúdo do vídeo, ele mostra apenas as mudanças em alguns plugins nativos, porém se assistirmos com muita atenção podemos perceber outras mudanças, não vamos descrever tudo que tem no vídeo, ASSISTA no fim do artigo, rsrs.


EQ Eight: Agora com analisador de espectro, muitas funções novas, ele ficou muito parecido com o Pro Q (Fab Filter). 


Glue Compressor: É um réplica de um Bus Compressor de uma mesa famosa (da SSL? rsrs), é legal tem um design analógico e ao mesmo tempo simples. Não chega a ser uma grande novidade já que existem vários outros plugins que são réplicas do mesmo compressor.


Compressor:  Esse teve algumas mudanças na parte de visualização que ficou muito bom e útil, agora ele tem um Dry/Wet também.




Gate: Esse também teve suas mudanças na ferramenta e na visualização, ficou muito melhor que a versão antiga.



O que dá pra perceber no vídeo que não foi demonstrado:



Browse:  Mudou bastante, está mais organizado e tem um área pra pesquisas de arquivos SEARCH, que já existia nas versões passadas, mas não ficava aberta o tempo todo. (clique na imagem pra ampliar)




• Na parte superior dá pra ver que as posições de algumas funções mudaram. O Draw Mode (Lápis) está do lado direito, o Quantazitation Menu (Bar) está do lado do metronomo, nota-se que deve abrir uma aba e com certeza teremos algumas opções pra configurar o metronomo. 


Track Status Display:  Mudou, não tem mais a barra com o tempo, só os quadrados que possivelmente representam os compassos.

Acho que o Ableton vai deixar seus plugins bem mais VISUAIS, mas isso vai consumir mais CPU, quem não estiver preparado pra rodar o software em 64 bits (o que deve ser outra novidade na versão 9) vai ver um Ableton mais pesado.

Mesmo não sendo nada oficial, muitas das novidades não agradaram a todos, melhorar os plugins nativos é importante, mas como muitos usam outros plugins de outros fabricantes isso não causou grande impacto.

Assista o vídeo que vazou na net:



Quais a melhorias e novidades vocês gostariam que o Ableton 9 trouxesse?